Retrofit é um termo utilizado no segmento da construção civil e da arquitetura para o processo de modernização da fachada de um edifício comercial ou residencial, onde consiste na mudança estética ou arquitetônica, na adaptação tecnológica das instalações elétricas, hidráulicas e dos principais equipamentos instalados nas áreas comuns dos edifícios, como elevadores, sistemas de iluminação e mobiliários, dentre outros.
Revitalizar e atualizar as construções para aumentar a vida útil do imóvel, através da incorporação de modernas tecnologias e materiais de qualidade avançada, é fundamental para reconquistar a valorização da unidade.
Criar ou tirar volumes da fachada, incorporar novos elementos, simular novos planos ou espaços, adicionar materiais, mudar as cores, as possibilidades são quase infinitas e tudo depende das necessidades do edifício.
O edifício não precisa ser antigo para passar por um Retrofit, como dito anteriormente, alguma patologia pode influenciar nesta intervenção. Com a disponibilidade de técnicas e materiais leves que podem ser facilmente sobrepostos aos substratos existentes, hoje ficou fácil mudar a cara de uma edificação ou resolver um problema sem causar outro.
Também seguindo a mesma linha, as tecnologias construtivas atuais, possibilitam as intervenções mesmo com o prédio em funcionamento, como por exemplo, as telas de proteção e bandejas podem ser instaladas para minimizar o risco de componentes que estão sendo utilizado caírem nos condôminos ou pedestres. Os produtos também se modernizaram e muitos deles podem ser aplicados com adesivos, o que minimiza os ruídos durante a aplicação. Outra vantagem é que em sua maioria os produtos já chegam acabados, diminuindo o tempo que as equipes permanecem trabalhando no local.